Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/conclaro/public_html/mediaplus/controller/log.php on line 11

Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/conclaro/public_html/mediaplus/controller/log.php on line 11
Conclaro Soluções Contábeis
Clientes A Empresa Soluções Notícias Links Úteis Contato

Abertura de Empresas

Como abrir uma empresa? Por onde começar?

Ser um empresário de sucesso é o sonho de muitos brasileiros. Tomar essa decisão é o primeiro passo. Para entrar de vez no meio corporativo, é fundamental se adaptar aos significados de palavras como planejamento e plano de negócios.

A preparação serve para estruturar o empreendimento e verificar sua viabilidade. Conhecer o cliente, qual o seu perfil de consumo, quais os seus hábitos, o que ele deseja, onde pretende comprar, quanto e como está disposto a pagar. Responder a essas perguntas é essencial. Se você tem essa meta, o caminho e procurar uma contabilidade de sucesso como a Conclaro.

A seguir acompanhe alguns passos de como abrir uma empresa e comece a pensar:

Pesquisa

Esta é a ferramenta mais importante para definir as estratégias. Todos deveriam contratar uma pesquisa antes mesmo de pensar em abrir um negócio, mas poucos o fazem. O levantamento ajuda a decifrar o público-alvo, suas necessidades e hábitos.

Público

É preciso conhecer o público para oferecer-lhe um produto. Pode ser um item diferenciado ou algo comum, porém que não exista naquele lugar. O ideal é encontrar respostas para: que necessidades não estão atendidas? Quanto esse consumidor quer pagar? Com que freqüência consome?

Fornecedores

Devem ser escolhidos pela qualidade, preço e confiabilidade. O preço do fornecedor influencia no valor de venda e nas margens. Não é bom depender de um só, porque qualquer problema pode acarretar desabastecimento e comprometer o andamento do negócio.

O Ponto

É preciso estar perto do público, mas não no meio da concorrência. A localização ideal depende do produto ou serviço oferecido. Tente responder às seguintes perguntas: as pessoas chegam a pé? De carro? É fácil estacionar? O ponto tem visibilidade?

Inovação

Ser diferente é bom, mas não é pré-requisito. Há espaço para coisas tradicionais, desde que haja demanda. O errado é oferecer um produto tradicional para um público que já está atendido.

Preço

Para formar preço de venda, é preciso levar em conta a remuneração dos sócios, o fluxo de caixa, as datas de pagamento de fornecedores e de recebimento dos pagamentos das compras.

Finanças

Normalmente, a empresa leva 12 meses para começar a ter lucro. É preciso estar preparado para só investir neste período.

Oportunidade

A oportunidade é uma necessidade do cliente que não está sendo atendida. Pode ser uma inovação, uma antecipação da necessidade que ainda não é percebida pelo cliente.

Nome

O nome da empresa ou a marca é a forma como o negócio será fixado na "mente" dos clientes. Marcas com nomes e símbolos de difícil assimilação, ou que não são associadas com o negócio, dificultam a manutenção no mercado.

Sociedade

Numa sociedade, a complementaridade pode ser um diferencial. De nada adianta dois sócios serem exímios técnicos e não dominarem a gestão empresarial. Objetivos comuns também são essenciais. Ter um sócio significa compartilhar riscos, dividir investimentos e eventuais prejuízos, além de ter decisões compartilhadas que podem minimizar erros.

O Perfil Empreendedor

Coragem de encarar o desconhecido, agir antes de ser forçado pelas circunstâncias.

Busca de qualidade e eficiência, de formas de diminuir o tempo, reduzir os custos. Insatisfação constante com o que se faz.

Disposição para correr riscos calculados. Avaliar as alternativas antes da ação;

Persistência na busca de formas diferentes de alcançar os objetivos;

Comprometimento com compromissos e combinações. Cada minuto de atraso torna os outros mais exigentes;

Planejamento e monitoramento constante dos resultados. Estabelecer metas, registrar os objetivos;

Curiosidade. Perguntar a clientes, concorrentes, fornecedores é uma forma de interagir com o mercado;

© COPYRIGHT Conclaro . By Mediaplus